Operações com contêineres crescem 7% em Itajaí

18/06/14

Entre janeiro e maio passaram pelos cais do Porto de Itajaí, APM Terminals Itajaí, Portonave Terminal Portuário Navegantes e demais terminais que formam o Complexo 449,6 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), ante 421,3 mil TEUs operados em igual período do ano passado. Já o número de escalas cresceu 4% neste ano. Foram 411 atracações nos cinco meses, enquanto no ano passado a marca ficou em 394 atracações.

Se analisado apenas maio de 2014, o volume movimentado foi de 97,47 mil TEUs, sendo 38,08 mil TEUs operados pela APMT e 59,39 mil TEUs operados pela Portonave. O avanço com relação a maio de 2013 foi de 3%. "Podemos considerar maio o melhor mês deste ano em termos de movimentação, que vem se crescendo no decorrer de 2014", diz o diretor executivo do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz. As exportações representaram a fatia de 52% de toda a movimentação de maio e o frango foi a carga com maior volume embarcado, seguido pela madeira e derivados e pelas carnes em geral. Nas importações, com a fatia de 48% da movimentação do Complexo Portuário do Itajaí, os produtos químicos lideraram os desembarques, seguidos pelos produtos mecânicos e eletrônicos e pelos têxteis.

"Os números registrados geram um cenário bastante positivo para o Complexo Portuário do Itajaí, que deve encerrar o exercício de 2014 com a movimentação de aproximadamente 1,2 milhão de TEUs", diz o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Antonio Ayres dos Santos Júnior.

Fonte: Mídianews