Portos: 36 se apresentam

As autorizações para construir e reformar 50 portos privados, anunciados há um mês pelo governo, receberam a confirmação de 36 das empresas interessadas, além da inclusão de mais seis, que querem disputar essas licenças ou apresentar outras em paralelo.

O pacote completo, o primeiro dentro da nova Lei dos Portos (12.815/2013), prevê investimentos de R$ 11 bilhões, sem contar o R$ 1,5 bilhão que podem ser acrescentados com as propostas adicionais.

Caso não exista problemas nas documentações técnicas apresentadas, referentes à localização, posse do terreno e garantias ambientais, os contratos válidos por 25 anos podem ser assinados em 45 dias, incluindo o trâmite na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

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Pequenos negócios descobrem a África

A África, que durante anos permeou o imaginário das pessoas com conflitos sangrentos e fome extrema, começa a despertar outro tipo de sentimento: o da oportunidade. Com países inteiros a se construir e um mercado consumidor composto por 326 milhões de representantes da classe média, o continente virou alvo das pequenas e médias empresas brasileiras.

São negócios que aproveitam a presença das grandes corporações nacionais já estabelecidas na região, e de algumas coincidências culturais e geográficas, para conquistar espaço entre as lacunas deixadas pela concorrência europeia e a marcha chinesa, sobretudo nos segmentos do agronegócio, da construção e da infraestrutura.

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Gestão agrícola gera interesse no Marrocos e Egito

Um programa de gestão de propriedades rurais, levado adiante pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), está chamando a atenção de outros países, inclusive do Marrocos e do Egito, nações árabes que ficam na África.

A iniciativa foi apresentada em maio deste ano em um encontro mundial da Danone, em Casablanca, no Marrocos, onde despertou interesse de vários países em desenvolvimento, segundo a gerente de Agronegócio do Sebrae-MG, Priscilla Lins, que participou da reunião e acompanha o projeto desde o seu início.

O programa é chamado de Educampo e foi implementado há 17 anos, primeiramente com a cadeia do leite. De acordo com Lins, ele foi criado depois que o Sebrae-MG percebeu que não bastava apenas um treinamento em gestão aos proprietários rurais. "Era preciso viver a gestão na prática, levar a gestão para dentro da propriedade", afirma a gerente. Até então eram oferecidos apenas treinamentos temporários. Foi então que o Sebrae desenvolveu a sua metodologia na área, com acompanhamento da gestão.

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