Arábia Saudita retoma construção da Kingdom Tower e acirra rivalidade com Dubai
- Detalhes
 - 28/04/14
 

Os trabalhos foram retomados na Kingdom Tower, o prédio de 107 andres, cujo custo é avaliado em US$ 1,5 bilhão. A torre terá um quilômetro de altura e será o maior edifício do mundo, depois do icônico arranha-céu Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Sua localização, na costa do Mar Vermelho, em Jidá, a cidade mais liberal da conservadora Arábia Saudita, coloca problemas logísticos para os arquitetos e engenheiros, lutando contra danos na estrutura de aço, provocados pela água extremamente salgada. As fundações da construção avançam 200 metros no chão.
De seus 107 andares, sete serão destinados a escritórios e o restante será dividido em 360 flats, 120 apartamentos residenciais, 220 apartamentos de hotel, com um andar inteiro de 660 metros oferecendo vista panorâmica da cidade e do mar. Rivalidade árabe
A inauguração está prevista para 2018, mas a disputa com Dubai já começou, pois os grupos por trás da Kingdom Tower apostam que o projeto vai atrair de volta para a Arábia Saudita parte das elites que hoje frequentam os emirados. Eles também preveem que a obra atrairá novas construções, que acabarão por transformar Jidá em um destino turístico na região.
— A torre é desenhada para os sauditas, seu turismo e seu estilo de vida — explicou o diretor executivo da Jeddah Economic Company, Munib Hammoud, cuja companhia é proprietária do prédio. — Muitos vão para Dubai, mas depois que nosso projeto estiver concluído, eles permanecerão no reino (Arábia Saudita).
O principal jornal de Dubai, "Gulf News" foi rápido em defender a torre que é ícone dos emirados contra o novo rival: "Burj Khalifa é bem mais que uma estrutura; é a quintessência de Dubai, que dificilmente pode ser medida em aço e concreto", opinou o jornal nesta segunda-feira. "Ela se tornou a perfeita tradução do apelo de Dubai como lugar de lazer e entretenimento. Como aponta o lema promocional: 'O centro do agora'".
Embora admitindo que o arranha-céu saudita terá "seu próprio valor turístico", o jornal foi adiante, afirmando que "dada a natureza do turismo saudita, não há como a Kingdom Tower, ou qualquer outra construção na região, possa superar a experiência única que a Burj Khalifa oferece".
O rival saudita poderá acabar mais alto, mas isso não é tudo o que é preciso para superar o Burj Khalifa, que entre suas virtudes destacadas está a de ter sido locação do filme "Missão Impossível — Protocolo fantasma", com Tom Cruise.
Fonte: O Globo
						
 
