Operação de cabotagem da Mercosul em Santos cresce 27 %

Imprimir

A chegada da Copa do Mundo, a renovação da frota de embarcações e a confiança no setor de cabotagem fizeram a armadora Mercosul Line a aumentar em 27% sua movimentação de contêineres no País no primeiro trimestre do ano. Foram 165 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) transportados em linhas nacionais. No mesmo período do ano passado, o volume foi de 130 mil TEUs.

Os bons números fazem a armadora ter expectativas positivas para a movimentação de contêineres entre portos brasileiros - a cabotagem - neste ano. Segundo Roberto Rodrigues, presidente da Mercosul Line, esse modelo de transporte tem se tornado mais confiável para os embarcadores.

Os números dão uma ideia do avanço da cabotagem no País. Em 2001, apenas 21 mil TEU foram movimentados por embarcações entre portos brasileiros. Dez anos depois, o volume já era quatro vezes maior, de 84 mil TEUs. "À medida que o setor amadurece, o modelo ganha mais espaço e se torna mais constante e mais confiável", explicou o presidente da Mercosul Line. Neste ano, a produção de aparelhos de TV, em função da Copa do Mundo, já impulsiona a movimentação de cargas. Os televisores são produzidos na Zona Franca de Manaus (AM) e transportados para as regiões Sul e Sudeste em embarcações.

Este é o principal eixo da cabotagem no País. De Porto de Santos, partem componentes, embalagens e aço para Manaus. Materiais de construção, produtos de higiene e limpeza, além de alimentos congelados, também saem do cais santista em direção à região Norte.

Na contra-mão, são embarcados os produtos eletrônicos, produzidos na capital amazonense. Aparelhos de som e de DVDs e televisores são os grandes destaques, assim como máquinas de lavar e secadoras de roupa.

De acordo com o presidente da armadora, motocicletas também têm na cabotagem uma boa opção para transporte até as regiões Sul e Sudeste. "O segmento duas rodas ainda está começando, mas é promissor para a cabotagem".

Já no Nordeste, o Porto de Suape (PE) é o que recebe as cargas vindas do Sul do País. Para lá, são transportados materiais de construção, frutas, insumos e carnes congeladas.

Fonte: A Tribuna

Imprimir

Endereço em transição - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil       celula

Telefone temporário: +55 31 994435552

Horário de Atendimento - Home Office

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Todos os direitos reservados © 2010 - 2016