Proposta do Mercosul para acordo com a união europeia ficará pronta em semanas, diz ministro
- Detalhes
- 07/05/14

O deputado Emanuel Fernandes (SP) questionou o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado sobre a informação de que o comércio dentro do Mercosul teria aumentado sensivelmente. Para ele, o dado precisa ser comparado com a evolução do comércio que se dá fora do bloco. "Se não há aumento, mas apenas substituição de comércio externo por comércio dentro do bloco, isso não é vantagem nenhuma", explicou.
Além disso, o deputado apontou uma "obsessão" do Brasil pelo multilateralismo em detrimento do comércio que é mais favorecido com acordos bilaterais. "O Brasil evoluiu muito nos últimos vinte anos, mas neste momento está claramente ficando para trás", analisou. Ele quis saber ainda sobre o andamento das negociações do Mercosul com a União Europeia. Tendência global
O ministro respondeu que a negociação em blocos é uma tendência global. Sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, Figueiredo Machado disse que está em estágio bastante adiantado, e que o objetivo é abranger um total de 90% dos produtos comercializados internacionalmente.
"Estamos na fase final de compatibilização das pautas dos países do Mercosul para podermos apresentá-la aos europeus. Todos estamos fazendo um esforço, incluindo Argentina e Paraguai", relatou. O chanceler acrescentou que a proposta sul-americana deve estar pronta em semanas.
Pelo lado europeu, o ministro explicou que a pauta a ser apresentada também não está pronta e, mesmo depois de concluída, terá que ser aprovada pelos 28 países membros.
Figueiredo Machado participa de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional sobre a execução da política externa brasileira.
Fonte: Agência Câmara Notícias

