Centro-Oeste precisa de R$ 36,4 bilhões até 2020

Esse é o valor necessário à execução de 106 projetos prioritários para ampliar e modernizar a infraestrutura de transportes no Distrito Federal (DF), em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, de acordo com levantamento feito por entidades representativas da indústria e da agropecuária na região.

A pesquisa, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), deu origem ao Projeto Centro-Oeste Competitivo, a ser divulgado hoje (29), como parte do esquadrinhamento das necessidades prioritárias do país, já executado nas regiões Norte, Nordeste e Sul. O mapeamento da Região Sudeste deve ficar pronto em meados de 2014.

O Projeto Centro-Oeste Competitivo assegura que o setor produtivo da região gasta R$ 60,9 bilhões ao ano com o transporte de cargas, equivalentes a 8,7% do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no DF e nos três estados. Gastos que podem ser abatidos em R$ 7,2 bilhões por ano com a execução dos projetos prioritários para a construção de uma malha logística adequada.

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País ganha 2 postos em ranking de facilidade de negócios

O Brasil saltou da 118ª para a 116ª posição no ranking que mede a facilidade de se fazer negócios em 189 países, feito pelo Banco Mundial, mas continua abaixo da média latino-americana.

O relatório do ano passado do Banco Mundial mostrava o Brasil na 130ª colocação, mas o levantamento sofreu revisões e agora mostra que o país estava 12 postos acima do que inicialmente mostrado.

Em 34º lugar, o Chile é o mais bem colocado na América Latina, seguido por Colômbia e Peru. A liderança do ranking geral é, novamente, de Cingapura.

Fonte: Folha de São Paulo

Cresce a exportação de grãos pelo Porto de Santarém, no Pará

Toneladas de grãos, como soja e milho saem de Santarém, no oeste do Pará, todos os dias. O porto está localizado na margem direita do Rio Tapajós, de onde partem navios que seguem pelo Rio Amazonas até o Oceano Atlântico com destino à Europa e Ásia.

A cada ano as exportações aumentam. O Porto de Santarém exportou de janeiro à setembro deste ano quase 1,7 milhão de toneladas de soja e milho, um crescimento de 66% sobre o mesmo período de 2012.

A maioria dos grãos embarcada vem de Sinop, no Mato Grosso. A posição do Porto de Santarém é estratégica e vantajosa, pois fica mais perto da Europa, da Ásia e da América do Norte.

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